O processo de benchmarking entre os hospitais do setor empresarial do estado e hospitais em regime de parceria público-privada do Serviço Nacional de Saúde tem como objetivo melhorar o acesso e qualidade dos hospitais num contexto de melhoria simultânea do desempenho económico-financeiro dos hospitais.
Pretende ainda avaliar potencial de melhoria de cada hospital em cada uma das principais áreas de atuação e identificar “melhores práticas” e programas transversais a lançar para capturar potencial de melhoria identificado.
Esta importante iniciativa tem permitido desde 2011 um maior conhecimento do desempenho do SNS, por parte dos cidadãos e das comunidades, reforçando os mecanismos de transparência e de responsabilização da gestão, da prestação e do consumo de cuidados de saúde. Em 2013 iniciou-se a apresentação de relatórios de benchmarking trimestrais, aumentando a transparência e partilha de informação com a comunidade numa perspetiva de construção do mercado público de prestadores de cuidados de saúde.
O número e tipologia de indicadores tem em consideração o Plano Nacional de Saúde e aproximar-se das metodologias internacionalmente adotadas com o objetivo de comparar o desempenho dos hospitais portugueses no contexto internacional.
São considerados no processo de benchmarkting as seguintes dimensões e respetivos indicadores:
Poderá consultar os resultados do processo de Benchmarkting aqui